Legumes para as crianças

Como fazer com que as crianças
gostem de legumes?
Moulinex France
Quer ensiná-los a gostar de legumes? Simples!

É tudo uma questão de apresentação e de receita. Sumos, purés, mousses, espetadas, palitos, saladas, gratinados, sopa... existem mil e uma maneiras de iniciar as nossas crianças nos prazeres dos legumes. Seguem algumas ideias...

Top 5 das dicas para fazer com que as crianças gostem de legumes

L'école des fanes

Legumes no sumo, feitos na centrifugadora e depois misturados com um sumo de citrinos ou de fruta fresca. Vão adorar bebê-los com uma palhinha.

Sob a forma de puré, a maior parte dos legumes será aceite pelas crianças. Inicialmente, pode misturá-los com puré de batata para que se habituem lentamente aos sabores.

As mousses, opções mais leves para palatos delicados. Misture um puré de legumes (sem batata) com um pouco de requeijão ou natas e adicione algumas folhas de gelatina amolecidas em água. Deixe arrefecer no frigorífico em formas individuais antes de desenformar.

As espetadas de legumes crus são muito divertidas. Espetadas feitas com cenouras, aipo, cogumelos, couve-flor, tomate e rabanetes, mergulhadas numa taça de requeijão aromatizado com ervas são normalmente um sucesso. Os legumes também podem ser saboreados ao natural, servidos com pão, manteiga com sal ou simplesmente com uma pitada de sal. É a opção ideal para rabanetes, favas frescas, cenouras, alcachofras e até nabos.

As sopas são frequentemente melhor aceites frias: as crianças podem deixar-se tentar por gaspacho, creme de tomate, cremes aveludados de todos os tipos e mesmo uma sopa mais grossa tipo minestrone. Restam ainda as saladas, os legumes crus ou cozidos "al dente" misturados e os gratinados com bastante queijo ralado.

Pequenas ideias criativas para que as crianças comam legumes

UM TOQUE DE AÇÚCAR

Coloque uma pitada de açúcar para adoçar um puré de legumes, funciona sempre!

POUCO A POUCO

Para que as crianças comam legumes, é inútil obrigá-las pois só irá conseguir que os recusem

Fui eu que fiz!

E se propuser às crianças que ajudem na preparação da refeição?

Confie ao seu pequeno chef missões adaptadas à respetiva idade!

Escolher os legumes, lavar os ingredientes, ler as etapas da receita ou ainda temperar o prato...

Depois de ter tocado e sentido os legumes, a criança comerá a refeição com muito orgulho e animação!

A atividade de quarta-feira

NOTA 10 PELA APRESENTAÇÃO

Duas azeitonas pretas para os olhos, um pouco de tomate para o nariz e uma fatia de queijo Gruyère para a boca: aqui está um fantástico palhaço!

PALETE DE CORES

Pimentos amarelos, tomates enrubescidos pelo sol, manjericão, cenouras, feijão-verde ou beringela: a natureza está repleta de legumes de diferentes cores.

As melhores receitas Moulinex para fazer com que gostem de legumes

SABIA QUE?  Os legumes maioritariamente preferidos pelas crianças são a cenoura, imediatamente seguido pelo tomate e depois o feijão-verde.