Folhados de maçã
Moulinex
Receita por Moulinex

Folhados de maçã

ratings.0

-/5

  • Tempo total 8 h 40 min
  • Tempo de preparação
    1 h
  • Tempo de cozedura
    40 min
  • Tempo de arrefecimento
    7 h

Dispositivos compatíveis (20)

Ingredientes

6 pessoas

Acessórios

  • Lâmina Picadora
    Lâmina Picadora
  • Lâmina para amassar/triturar
    Lâmina para amassar/triturar

Preparação

Passo 1 /4

Descasque as maçãs e retire as sementes. Corte-as em pedaços. Na taça do robot, com a lâmina picadora, deite as maçãs, o sumo de limão e o açúcar mascavado. Coloque a tampa e pressione "Start". No final do programa, deixe arrefecer o doce. Lave e seque cuidadosamente a taça.

  • Lâmina Picadora

Passo 2 /4

Na taça do robot, com a lâmina para amassar/triturar, deite o leite, a água e o fermento. Coloque a tampa e pressione "Start".

  • Lâmina para amassar/triturar

Passo 3 /4

Adicione a farinha, as 50 g de manteiga cortada em cubos, o açúcar e o sal. Coloque a tampa e pressione "Start". Deite a massa numa taça, cubra com película aderente e deixe repousar durante pelo menos 6 horas no frigorífico. No fim desse tempo, retire a massa do frigorífico. Coloque os 250 g de manteiga sobre película aderente e com o rolo da massa estenda a manteiga até obter um quadrado de cerca de 15 cm de lado. Divida a massa em duas partes e estenda ligeiramente cada metade em duas bandas de cerca de 15 cm de largura. Sobreponha-as de forma a obter uma cruz. Coloque a manteiga no centro da cruz e feche a massa sobre a manteiga. Estenda a massa até obter um retângulo de cerca de 60 x 25 cm, em seguida enrole a massa até obter um rolo grande. Espalme o rolo e enrole-o até obter um caracol. Estenda o caracol obtido de forma a formar um grande retângulo com uma espessura de cerca de 3 mm. Corte a massa em formas ovais. Deite uma colher de café de doce de maçã sobre metade dos ovais deixando alguns milímetros nas pontas. Misture a gema com uma colher de sopa de água. Pincele os rebordos com a gema diluída e dobre a massa em dois. Sele bem os rebordos. Faça um corte ligeiro na parte superior dos folhados e coloque-os sobre um tabuleiro no frigorífico durante 30 minutos.

  • Lâmina para amassar/triturar

Passo 4 /4

Préaqueça o forno a 200ºC. Coloque os folhados de maçã sobre um tabuleiro revestida com papel vegetal e pincele-os com gema de ovo. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos.